You are currently viewing O que é a metodologia SMART e o seu papel na tomada de decisão

Na língua inglesa, “smart” significa inteligente. Não é por acaso que a palavra foi definida também como acrônimo para a chamada metodologia SMART. Você já ouviu falar desse conceito?

Em linhas gerais, a metodologia SMART consiste em cinco parâmetros que, somados, trazem grande consistência aos seus objetivos. Entenda o que é SMART:

  • S: specific (específico)
  • M: measurable (mensurável)
  • A: attainable (atingível)
  • R: relevant (relevante)
  • T: timely (tangível)

Perceba que cada um dos parâmetros tem importância na definição de metas e objetivos. Existe também uma relação de continuidade no raciocínio, ou seja, você deve utilizar a metodologia SMART na sequência de verificação: específico, mensurável, atingível, realista e tangível. Para que um objetivo faça sentido e tenha grandes chances de êxito, é fundamental que os cinco parâmetros sejam cumpridos.

 

As etapas da metodologia SMART

Os cinco passos da metodologia SMART têm um caráter complementar e cumprem um papel de validação para metas corporativas ou pessoais.

  • Específico: o objetivo deve estar claro e desenhado. Quando essa etapa inicial não está bem estabelecida, há chances de um tropeço mais à frente.
  • Mensurável: como saber se a sua meta está no caminho certo? É importante definir os números a serem avaliados ao longo do progresso. O objetivo tem de ser mensurável para minimizar os riscos de uma impressão errada a respeito de seu sucesso.
  • Alcançável: soma-se ao segundo passo o que conhecemos, popularmente, como “manter os pés no chão”. É positivo que o objetivo seja ambicioso, mas isso deve ter a medida certa para que a sua conclusão seja possível. Essa etapa é fundamental também quando pensamos em objetivos futuros que darão continuidade à meta presente. Deve-se fazer um plano de ação para que a execução seja mais assertiva
  • Relevante: por que você deseja tanto atingir essa meta? A meta precisa ser algo que realmente te mobilize, tenha um sentido muito forte porque caso contrário qualquer obstáculo fará você desistir.
  • Tangível: um objetivo só é eficiente quando existe um prazo para a sua conclusão. Ainda que o deadline seja distante, é muito importante ter esse norte temporal, pois isso impede que você patine e tenha um progresso muito tímido. Nesse sentido, metas parciais dentro de uma régua de tempo contribuem para a construção do objetivo maior.

Metodologia SMART e a tomada de decisão

As cinco etapas da metodologia SMART são importantes não apenas para você traçar objetivos profissionais e pessoais. Essa é somente uma das decisões em que a SMART pode ajudar.

Todas as tomadas de decisão que você tem em seu dia a dia corporativo podem ser beneficiadas pela metodologia SMART. Em cada pequeno momento de escolha, vale a pena parar por alguns minutos e pensar se se trata de algo específico, mensurável, alcançável, realista e tangível.

Do ponto de vista dos líderes, a metodologia SMART é relevante também para que as tarefas sejam delegadas com eficiência. As atividades e os objetivos que serão cumpridos a partir delas têm de respeitar os cinco aspectos da SMART. Quando todos eles são considerados, as chances de uma decisão acertada são muito maiores.

Desenvolva a sua capacidade de tomar boas decisões!

metodologia SMART é um dos vários aspectos abordados pela nossa boss, Valeria Nakamura – referência nacional em tomada de decisão – no treinamento Decision Makers. O treinamento, passa por todas as etapas que um líder deve cumprir ao tomar decisões em seu negócio ou em sua vida. Decision Makers é uma excelente oportunidade de desenvolvimento para quem comanda a sua própria empresa ou lidera uma equipe dentro de uma corporação.