You are currently viewing Novas lideranças na empresa: o valor do esforço conjunto

Uma empresa de sucesso é formada por profissionais competentes que geram resultados. Até aí, nenhuma novidade. A grande questão é o que os empreendedores fazem pelo surgimento de novas lideranças.

Um grande desafio para qualquer empresário é ter tempo para se dedicar a diferentes tarefas fundamentais para o negócio. Como ninguém é super-herói, são justamente as novas lideranças que poderão dividir essa carga com o empreendedor.
Dar vida a novas lideranças é um esforço conjunto. Não basta que o dono do negócio tenha esse objetivo se os seus colaboradores não abraçarem a ideia. Da mesma forma, não adianta nada o funcionário querer crescer se o empresário não abrir essa janela de oportunidade para ele.

Empreendedores podem fomentar o surgimento de novos líderes

A correria do dia a dia para manter o negócio a todo vapor pode manter o empreendedor afastado de atividades que ele considera secundárias. “Por que vou formar novas lideranças se agora preciso fechar o caixa ou alinhar acordos com fornecedores?”.
De fato, quem comanda o negócio tem responsabilidades pra lá de importantes. Mas devemos ter a percepção de que dar espaço a novos líderes não é algo secundário, muito pelo contrário. Se o empreendedor estabelecer isso como prioridade, seu negócio tem muito a ganhar.

Como as novas lideranças ajudam a empresa?

Novas lideranças fortalecem uma empresa de diferentes maneiras. Veja quais são as três principais:

  • Tempo do empreendedor: se o dono fica responsável por tudo o que é importante e ainda tem de gerenciar questões rotineiras, fica impossível manter uma gestão controlada. Os novos líderes podem absorver algumas dessas demandas.
  • Responsabilidade compartilhada: a carga de fazer um negócio caminhar não é nada leve. Nesse sentido, as lideranças que surgem funcionam contribuem ao bater no peito e assumir certas responsabilidades, sobretudo em relação a metas e resultados.
  • Motivação dos novos líderes: o crescimento profissional representa uma valorização que motiva os novos líderes. Atuar com brilho nos olhos para fazer acontecer em cada decisão é algo que beneficia o negócio como um todo.

Colaboradores devem buscar o crescimento

Está claro que formar novas lideranças é algo que só traz benefícios para as empresas. Porém, é importante que a gente perceba como a predisposição do empreendedor em abrir esse caminho não é o bastante.
O fator realmente fundamental nessa equação é o próprio colaborador que pode se converter em um grande líder. A busca por crescimento profissional é essencial para que novas lideranças se consolidem nas empresas. O funcionário deve entender a oportunidade e abraçar a chance de dar um salto em sua carreira.

O treinamento ideal para o surgimento de novas lideranças

Novos líderes podem mudar uma empresa de patamar, mas esse processo de mudança exige método e bom planejamento. Se você deseja fomentar o surgimento de novas lideranças no seu negócio, a dica é o treinamento Formação de Líderes.

Trata-se de um programa criado pela Lift para capacitar profissionais com pouca experiência em gestão. Por meio desse treinamento, os futuros líderes vão aprender aspectos determinantes da atuação em um cargo de comando, tais como gerenciamento financeiro, comunicação de alto impacto gestão de pessoas e ultraprodutividade.