You are currently viewing Meta sem número… não é meta!

Nos treinamentos que ministro, algumas pessoas ficam muito confusas ao estabelecer as metas, pois dizem “Ah! Minha meta não dá para colocar número!”.

Nesse momento, preciso deixar claro que, se você não conseguir colocar um número, não conseguirá saber se está próximo ou distante da meta ou mesmo se já a atingiu.

Vamos exemplificar? Várias pessoas me dizem que querem ser saudáveis e isso não dá para colocar número. Será? Vamos lá…

O que é ser saudável? Para alguns, pode ser atingir determinado peso (é um número), correr tantos quilômetros (isso também é um número) ou atingir determinada taxa de triglicerídeos ou colesterol (outro número).

 

Outras pessoas dizem que querem ter qualidade de vida. Mas o que é ter qualidade de vida? Algumas dizem que passar mais tempo com a família (tempo é número), outras dizem que é frequentar uma academia (quantos dias por semana? É um número) e ainda para outras pessoas é tirar férias (quantos dias? Outro número).

E tem mais um exemplo clássico: falar um idioma fluente.

Você sabe qual o índice que você deve alcançar no teste específico para ser considerado fluente? Pois é, viu? É um número.

Ter um negócio em si não pode ser considerado uma meta. Você precisa também ter alguns números. Quanto precisará de dinheiro para investir? Quanto quer faturar? Quanto quer ter de lucratividade? Se você não tiver um número, talvez invista um valor que nunca será recuperado.

Os números perseguem nossa vida, estão em todos os lugares, mas o melhor é perseguimos esse número, para termos a segurança de que estamos indo em direção ao que realmente desejamos.