You are currently viewing Desenvolvimento de líderes: como se manter em evolução

Liderar é uma atividade que impõe diferentes desafios. Por isso, o desenvolvimento de líderes deve ser visto como uma espécie de tarefa permanente, pois quem está no comando tem de estar apto a apresentar soluções rápidas e criativas.

O que fazer para se manter em evolução e ser um líder cada vez melhor? Há muitas iniciativas que podem ser adotadas para crescer em um cargo de chefia. No post de hoje, elencamos cinco das mais relevantes no desenvolvimento de líderes. Confira quais são elas a seguir!

1- Estar próximo de seus colaboradores

Provavelmente, o relacionamento com os colaboradores não é a primeira ideia que vem à cabeça das pessoas quando o assunto é desenvolvimento de líderes. Mas o fato é que se aproximar dos funcionários contribui para a evolução em certos aspectos.

Conversar individual e coletivamente com os colaboradores ajuda o líder a melhorar a sua comunicação. Você tem de falar e argumentar para ser claro e ter solicitações atendidas. Ao mesmo tempo, o líder tem de ouvir atentamente as pessoas para compreender eventuais dúvidas ou solicitações.

Há um trunfo adicional em conversar com os colaboradores. Os momentos de feedback ou mesmo bate-papos podem ajudar você a desenvolver a empatia, capacidade de compreender o sentimento da outra pessoa. Essa é uma habilidade essencial a qualquer líder!

2- Resolver conflitos quando necessário

Por melhor que seja o ambiente em sua empresa, conflitos podem acontecer quando menos se imagina. Uma resposta atravessada ou alguém que não está em seus melhores dias já basta para desencadear uma discussão.

Problemas desse tipo podem ser entendidos como uma chama que cresce progressivamente. Contar com o bom senso dos envolvidos é uma atitude arriscada, por isso o líder ou o gestor da área deve se prontificar a mediar o conflito.

Compreender as duas partes e buscar o entendimento mais adequado é um exercício bem rico para quem lidera. Traz mais traquejo para situações que aconteçam futuramente, desperta confiança e favorece o trabalho em equipe.

3- Ser coerente entre o discurso e a prática

Planejamento e execução são dois pilares fundamentais na atuação dos líderes. Por isso, o que é passado à equipe deve ser seguido de forma rigorosa, a prática tem de ser coerente em relação ao discurso.

Manter esse alinhamento entre planejamento e execução também ajuda no desenvolvimento de líderes. Há muitos casos em que nos desviamos do que foi desenhado, por isso vale a pena se policiar para não perder o foco.

Uma ressalva importante: atualizações de planejamento para aproveitar oportunidades podem ser bem-vindas, embora isso não seja regra.

4- Participar de feiras e eventos

O desenvolvimento de líderes acontece, em grande medida, fora do seu ambiente de trabalho. A participação em feiras e outros eventos do seu mercado proporciona aprendizados diversos e uma boa dose de networking.

Em feiras, você pode assistir a palestras de figuras relevantes do seu mercado e aprender um pouco sobre oratória, por exemplo. E o contato direto com outros líderes possibilita uma troca de ideias muito rica.

5- Realizar cursos

Não teria como falar de desenvolvimento de líderes sem passar pela realização de cursos. Evoluir tem tudo a ver com a nossa disposição para absorver novos conhecimentos e ampliar as habilidades técnicas e teóricas.

Neste sentido, a TriadEduca tem muito a oferecer a você. Contamos com treinamentos específicos e muitos cursos para a capacitação de líderes e o desenvolvimento humano.