You are currently viewing Buscar conhecimento e informação é essencial para o empreendedor

A busca por informações é uma das características de um empreendedor de sucesso. Ela foi detectada em uma pesquisa da Unctad por Marina Fanning.

E como podemos fazer isso?

Conversando com clientes, fornecedores e concorrentes; lendo publicações e livros sobre negócios, visitando feiras do setor e empresas; consultando especialistas e também estudando.

Quanto mais informações o empreendedor tiver, melhor será a realização do planejamento estratégico de seu negócio. Afinal, poderá analisar mais adequadamente os riscos e tomar melhores decisões.

Muitas pessoas ainda acreditam que, para ser empreendedor, é preciso ter um “dom” ou “dar sorte” com uma ideia e para isso não é necessário ter muita instrução. Isso se baseia no fato de haver exemplos de empreendedores de sucesso que não estudaram ou tiveram pouco estudo.

Isto é um mito que está sendo derrubado. Melhoramos muito na questão da formação acadêmica dos empreendedores, mas precisamos nos aperfeiçoar ainda mais. Pois, segundo Mariarosa Lunati (diretora de empreendedorismo da OCDE), “quanto maior a educação que ele (o empreendedor) tem, maior sua chance de sucesso”.

 

Outro ponto em que também melhoramos mas que ainda podemos ir mais longe são os treinamentos para o empreendedor.

Atualmente, percebo que muitos empreendedores estão buscando cursos para gerir melhor seus negócios.

Assim como os futuros empreendedores buscam cursos para minimizar os erros na montagem de um novo negócio.

Porém, apesar desse aumento, vejo ainda muita gente dando a grande desculpa dos valores dos cursos. Mas se você não investir em si, quem o fará? Afinal, se seu negócio for bem, quem ganhará? Mas, se ele for mal, quem perderá?

E outras velhas desculpas são a “falta de tempo” e a distância dos melhores cursos de sua residência. Acredito que isso, poderia até ser verdadeiro há alguns anos.

Atualmente, temos várias opções de cursos online de qualidade para que o empreendedor possa se atualizar. E muitos deles são gratuitos.

Como empreendedores, precisamos estar antenados com o mundo para que possamos desenvolver produtos e serviços inovadores. Por isso, nunca podemos deixar de estudar para adquirirmos novos conhecimentos a fim de aplicar na gestão de nossos negócios